Três municípios da Região Central – Agudo, Santa Maria e Santiago – estão entre os premiados no 7º Prêmio Boas Práticas da Famurs, que reconhece iniciativas bem-sucedidas implantadas pelas gestões municipais. Promovida pela Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs), a premiação ocorreu, na última quarta-feira, durante o Smart Cities Park, em Nova Petrópolis, na Região da Serra.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Este ano, informou a Famurs, o número de inscrições bateu recorde e 400 projetos. Desse número, 54 iniciativas foram classificadas para a final em 18 categorias. Santa Maria conquistou o 1º lugar no segmento cultura e economia criativa com o LabCriativo – instalado na Vila Belga e que promove ações voltadas à geração de renda, inclusão social e valorização do patrimônio cultural. Também ficou com o 3º lugar na categoria Habitação, com o projeto que viabiliza uma espécie de escritura de moradias. Igualmente, Santiago foi vencedor em duas modalidades: terceira idade e esporte e lazer para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já Agudo levou o 3º lugar na categoria comunicação social, com as informações levadas nas enchentes de 2024.
A exemplo de edições anteriores, esses municípios são finalistas do prêmio da Famurs e, normalmente, saem vencedores em diferentes categorias, o que comprova que projetos bem-sucedidos são desenvolvidos pelas gestões municipais na região.